“A comunicação dos mortos se propaga,

em línguas de fogo,

para além da linguagem dos vivos”

T. S. Eliot

sábado, 20 de junho de 2020

Frei Serafim de Catanea, OFMCap.

Frei Serafim é natural da Itália, de uma cidade chamada Catanea, região da Sicília, banhada pelo mar Jânico, ao sul do grande Mar Mediterrâneo, e nasceu em 08 de junho de 1812.
       Em 1833, aos 21 anos de idade, decidiu servir a Deus mais de perto, foi quando entrou para Ordem dos Frades Franciscanos – OFMCap., isto é, Ordem dos Frades Menores Capuchinhos.
      Com o desejo de conhecer e fazer missão em terras brasileiras, veio para o Brasil, mais precisamente chegou ao Recife em 11 de setembro de 1841, instalando-se no Antigo Convento de Nossa Senhora da Penha, no centro da Capital pernambucana.
      A partir de outubro de 1842, o Frei Serafim começa suas missões, numa localidade chamada Mata Virgem, depois passou para a Paraíba onde pregou em Santa Rita e Mamanguape; na localidade chamada de Pedras de Fogo, construiu uma igreja dedicada à Nossa Senhora da Conceição. No Rio Grande do Norte, missionou em 1850 em Goianinha, Papari e São Gonçalo.
        Ainda em 1850, o Padre Camilo traz o Frei Serafim com então 39 anos de idade para fazer missões em Serra de São Bento-RN; a presença do frade exerceu profunda mudança na vida dos moradores, os quais costumavam seguir os métodos violentos do Coronel João de Oliveira Mendes. Foi nesta oportunidade que a significativa história de Serra de São Bento começa a mudar. Segundo os historiadores, existem duas Serras de São Bento, uma antes do Frei Serafim e outra depois do Frei Serafim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Por vezes", disse Julia, "sinto o passado e o futuro pressionando tanto em ambos os lados que já não sobra espaço para o presente".

Evelyn Waugh