Frei Serafim é natural da Itália, de uma cidade chamada Catanea, região da Sicília, banhada pelo mar Jânico, ao sul do grande Mar Mediterrâneo, e nasceu em 08 de junho de 1812.
Em 1833, aos 21 anos de idade, decidiu servir a Deus mais de perto, foi quando entrou para Ordem dos Frades Franciscanos – OFMCap., isto é, Ordem dos Frades Menores Capuchinhos.
Com o desejo de conhecer e fazer missão em terras brasileiras, veio para o Brasil, mais precisamente chegou ao Recife em 11 de setembro de 1841, instalando-se no Antigo Convento de Nossa Senhora da Penha, no centro da Capital pernambucana.
A partir de outubro de 1842, o Frei Serafim começa suas missões, numa localidade chamada Mata Virgem, depois passou para a Paraíba onde pregou em Santa Rita e Mamanguape; na localidade chamada de Pedras de Fogo, construiu uma igreja dedicada à Nossa Senhora da Conceição. No Rio Grande do Norte, missionou em 1850 em Goianinha, Papari e São Gonçalo.
Ainda em 1850, o Padre Camilo traz o Frei Serafim com então 39 anos de idade para fazer missões em Serra de São Bento-RN; a presença do frade exerceu profunda mudança na vida dos moradores, os quais costumavam seguir os métodos violentos do Coronel João de Oliveira Mendes. Foi nesta oportunidade que a significativa história de Serra de São Bento começa a mudar. Segundo os historiadores, existem duas Serras de São Bento, uma antes do Frei Serafim e outra depois do Frei Serafim. +
Nenhum comentário:
Postar um comentário