FRANCISCA DIAS DE ARAÚJO nasceu no ano de 1900, em Nova Cruz, filha de Manoel Dias de Araújo (1863-?) e D. Capitulina Maria da Conceição (1873-?). Casou-se religiosamente aos 28/09/1927 na matriz do município com meu bisavô FRANCISCO FERREIRA DE LIMA "Chico Dudu" (*10/10/1900-†23/01/1983) filho de Manoel Ferreira de Lima e D. Josefa Maria da Conceição, natural de Nova Cruz. A seguir a transcrição do termo de casamento:
Aos vinte e oito dias do mês de Setembro de mil novecentos e vinte e sete, na Matriz, perante as testemunhas Zacharias Gomes e Chrispim Gomes assisti ao recebimento matrimonial de Francisco Ferreira de Lima e de vinte e sete anos de idade com Francisca Dias de Araújo de vinte e sete anos de idade; filhos legítimos elle de Manoel Ferreira e Josefa Ferreira de Lima e ela de Manoel Dias de Araújo e Capitulina Maria da Conceição, naturais ele desta freguesia e residente em Natal e ela natural e residente nesta. E que para constar mandei lavrar este termo que assino. Conego Luiz Adolpho. (Transcrição do Termo constante à fl. 62 do Livro de Casamentos de (1927) da Paróquia de Nova Cruz-RN).
Minha bisavó Francisca Dias no decorrer de doze anos gerou sete filhos, sendo a minha avó Alaíde Ferreira a primogênita. Após o nascimento de seu filho caçula, Julio, minha bisa faleceu precocemente e grande foi a preocupação das suas irmãs, em especial D. Benedita Dias de Araújo (*1908-†1991) e D. Maria Dias de Araújo (*1920-†2008), diante da situação difícil em que ficou meu bisavô Francisco com seis filhos para criar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário