"As pessoas de Nova Cruz, Todas elas são para mim, paradas no tempo, Como por trás de um espelho, Mais ainda as que se foram, São como um mundo encantado, em que vejo acolhimento, Paz e boa saudade". Diógenes da Cunha Lima

Francisca Dias de Araújo (1900-1937)



FRANCISCA DIAS DE ARAÚJO nasceu no ano de 1900, em Nova Cruz, filha de Manoel Dias de Araújo (1863-?) e D. Capitulina Maria da Conceição (1873-?). Casou-se religiosamente aos 28/09/1927 na matriz do município com meu bisavô FRANCISCO FERREIRA DE LIMA "Chico Dudu" (*10/10/1900-†23/01/1983) filho de Manoel Ferreira de Lima e D. Josefa Maria da Conceição, natural de Nova Cruz. A seguir a transcrição do termo de casamento:

 

Aos vinte e oito dias do mês de Setembro de mil novecentos e vinte e sete, na Matriz, perante as testemunhas Zacharias Gomes e Chrispim Gomes assisti ao recebimento matrimonial de Francisco Ferreira de Lima e de vinte e sete anos de idade com Francisca Dias de Araújo de vinte e sete anos de idade; filhos legítimos elle de Manoel Ferreira e Josefa Ferreira de Lima e ela de Manoel Dias de Araújo e Capitulina Maria da Conceição, naturais ele desta freguesia e residente em Natal e ela natural e residente nesta. E que para constar mandei lavrar este termo que assino. Conego Luiz Adolpho. (Transcrição do Termo constante à fl. 62 do Livro de Casamentos de (1927) da Paróquia de Nova Cruz-RN).

Minha bisavó Francisca Dias no decorrer de doze anos gerou sete filhos, sendo a minha avó Alaíde Ferreira a primogênita. Após o nascimento de seu filho caçula, Julio, minha bisa faleceu precocemente e grande foi a preocupação das suas irmãs, em especial D. Benedita Dias de Araújo (*1908-†1991) e D. Maria Dias de Araújo (*1920-†2008), diante da situação difícil em que ficou meu bisavô Francisco com seis filhos para criar.



Casamento (1927)
Fonte: Arquivo paroquial de Nova Cruz




Nenhum comentário:

Postar um comentário